Acorda cedo? Medíocre e feliz. Dorme tarde e acorda tarde? Inteligente e depressivo.

Standard

De acordo com a Universidad de Madrid e a London School of Economics and Political Science, aqueles que acordam mais cedo tem mais tempo apenas para mediocridade. Aqueles que dormem mais tarde e acordam mais tarde são, geralmente, mais inteligentes.

Garfield

Os que dormem tarde e acordam tarde, além de mais inteligentes, possuem melhor raciocínio analítico, conceitual e crítico. Apesar de algumas exceções como Thomas Edison e Ernest Hemingway, as pessoas matutinas geralmente são bons servis enquanto as pessoas vespertinas são melhores em trabalhos mais intelectuais, criativos, científicos, artísticos. Alguns famosos notívagos: Charles Darwin, Winston Churchill, James Joyce, Marcel Proust, Keith Richards, Elvis Presley.

No estudo de Madrid, 32% são do tipo notívagos e 25% do tipo matutino, o restante não se encaixam em nenhuma categoria. Alguns cientistas dizem que os natívagos tem inteligência superior decorrente da evolução recente do comportamento humano com atividades após o pôr-do-sol com a introdução da iluminação artificial, que atraem pessoas com mente mais curiosa, inquieta e, inquisitiva. Por outro lado, os matutinos tendem a apresentar um sistema imunológico mais forte.

A University of Toronto, no entanto, mostra que os tipos matutinos são mais felizes – o que condiz com mentes menos curiosas, inquietas e, inquisitivas. Outro fato interessante é que os tipos matutinos se sentem mais saudáveis que os notívagos – além de mais ajustados, visto que as expectativas da sociedade em geral são mais organizadas em torno do horário de uma pessoa tipicamente matutina. Outra explicação para a maior felicidade dos matutinos pode estar no relógio biológico do notívago que vem com uma espécie de jet-lag social.

Outro estudo, esse da Universidade do Rio Grande do Sul, mostra que pessoas de maior inteligência e hábitos mais noturnos apresentam três vezes mais chances de desenvolverem um quadro depressivo. Enfim, esses estudos estão alinhados com os famosos ditos populares “o que os olhos não vêem o coração não sente”, “você quer ter razão ou quer ser feliz?”, entre outras bem mais polêmicas e agressivas.

Tudo que é realmente grande e inspirador é criado pelo indivíduo que pode trabalhar em liberdade”  – Albert Einstein

Liberdade é obediência às leis que a pessoa estabeleceu para si própria”  – Jean Jacques Rousseau

A ignorância é a condição necessária da felicidade dos homens, e é preciso reconhecer que as mais das vezes a satisfazem bem”  – Anatole France

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s