Foxcatcher: O Poder do Poder!

Standard

Foxcatcher

Estamos bastante acostumados a frase “o poder corrompe” mas raramente paramos para refletir sobre a mesma. De acordo com Robert Trivers, ao adquirir poder, o mesmo corrompe instantaneamente o nosso processo mental. O que isso significa? Significa que quanto mais poder sentimos (empoderamento), menos consideramos o ponto de vista alheio e mais centramos nosso pensamentos e decisões em nós mesmos. Na prática, o empoderamento reduz a habilidade de compreender como os outros veem, sentem, pensam.

Você, lendo esse parágrafo, deve estar pensando em alguém que tem poder sobre você mas não daquele que você exerce algum poder. Isso é normal e faz parte da cegueira que vem junto com o empoderamento.

Um estudo chamado “power prime” dividiu as pessoas em dois grupos. Num grupo, as pessoas escreveram por 5 minutos uma história onde elas se sentissem com poder (empoderadas) e, no outro grupo, as pessoas escreveram por 5 minutos uma história onde elas se sentissem sem poder (desempoderadas). Na sequência, todas essas pessoas deveriam escrever rapidamente a letra E em suas testas. Qual foi o resultado? As pessoas induzidas a se sentirem sem poder escreveram mais legivelmente a letra E… para que os outros pudessem entender, um resultado obviamente inconsciente.

Outro estudo mostrou que pessoas induzidas a se sentirem com poder apresentam menor habilidade para diferenciar expressões facias como medo, raiva, tristeza, etc.

Pense em Winston Churchill que foi descrito por alguns como ditador e arrogante mas introvertido e humilde por outros. Como assim? Simples… Churchill foi descrito como tirano enquanto primeiro ministro do Reino Unido, mas descrito como humilde em seus momentos desprovidos de poder politico.

Entendendo o poder do poder sobre a mente humana fica mais fácil entender o fato de que apenas 80 pessoas no mundo hoje possuem mais riqueza que a metade mais pobre do planeta, 3,5 bilhões de pessoas.

Entendendo o poder do poder sobre a mente humana fica mais fácil entender os eventos biográficos relatados no filme Foxcatcher sobre a relação dos irmãos wrestlers Dave e Mark Schultz com o multimilionário John Du Pont, brilhantemente encenadas por Mark Ruffalo, Channing Tatum, e Steve Carell, respectivamente.

P.S.: Os estudos aqui citados foram descritos por Robert Trivers no livro The Folly of Fools (2011, pp. 20-21). O link http://www.historyvshollywood.com/reelfaces/foxcatcher/ apresenta as diferenças entre a licença poética do filme e a realidade dos fatos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s