O mundo é uma ilusão e a realidade é um ponto de vista!

Standard

Advertisements

3 responses »

  1. Olá, Claudia! Vi alguns de seus videos no facebook e acabei encontrando o seu blog. Você poderia me ajudar a esclarecer uma duvida? O exemplo do tamanho da cabeça não mostra apenas que as vemos do mesmo tamanho porque sabemos que são do mesmo tamanho, independente do fato de, na televisão, o tamanho das cabeças ser (aparentemente) outro? A minha duvida é se não se trata apenas de uma questão de inferirmos de forma diferente a partir de diferentes perspectivas, mas mantendo ciência do que nos parece mais correto, do que nos dita o senso comum e, por essa razão, enxergarmos semelhança entre os tamanhos e não diferença? Nesse caso, não seria uma ilusão acreditar que temos o mesmo tamanho de cérebro, simplesmente porque sabemos intuitivamente que naquela situação não estamos experienciando um visão genuína dos fatos. Não há uma ilusão, mas sim a intuição trabalhando em favor do que nos parece mais coerente?

    • Esse efeito tem nome: Constância de Tamanho. Tem também constância de cor, de forma, etc. E justamente nossa experiência também ajuda no cálculo dessa constância. Respondendo sua pergunta: para realidades objetivas, temos todos praticamente a mesma coerência, mas para realidades subjetivas as coerências variam muito de pessoa para pessoa e fica bem difícil avaliar uma “real” coerência e, por isso, tolerância e empatia são tão importantes. Ajudou?

      • Oi Claudia, muito obrigada por responder! Eu tinha pensando em colocar os comentários no face, mas ali é quase terra de ninguém e pouco resta que possa ser tomado como racionalmente saudável em discussões dessa natureza. Sobre o que vc falou, parece que não precisamos nos ocupar com a tarefa de encontrarmos coerências entre nossas realidades subjetivas, já que isso é impossível. No entanto, esta impossibilidade não nos impede de pressupormos que exista alguma, do contrário, nada do que inferimos do universo subjetivo poderia ser “usado” em nosso favor, em favor do coletivo. Será que me equivoco? Concordo plenamente qto à necessidade da tolerância e da empatia.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s